Que procedimentos efectuar para a venda de um veículo de ocasião?

Antes de vender o seu veículo de ocasião, deverá reunir vários documentos necessários à venda e efectuar procedimentos administrativos precisos para declarar a venda e informar as partes abrangidas. Tudo isto poderá parecer complicado. Mas fique calmo, contamos-lhe tudo sobre os procedimentos a seguir com a lista completa de documento a entregar ao comprador e os que deve enviar para a administração.

 

Os documentos obrigatórios a fornecer ao comprador

1. O certificado de matrícula com a indicação da data e assinatura do vendedor;

2. A declaração de cessão (1 exemplar para o vendedor 1 exemplar para o comprador) que resume o assunto da venda e descreve, de forma precisa, o veículo de ocasião em causa (marca, tipo, potência), a retirar da Câmara ou numa esquadra;

3. O certificado de cessão administrativa, certificado que prova que ninguém se opõe à venda do veículo (fisco, instituição de crédito), a retirar da Câmara ou, em alguns minutos, na Internet;

4. A prova do controlo técnico com data de menos de 6 meses: e da responsabilidade do vendedor realizar o controlo técnico no veículo de ocasião antes da venda, isto para um veículo com 4 anos ou mais.

 

As outras formalidades a realizar aquando da venda de um veículo de ocasião

A administração deverá ser informada sobre a venda de um veículo de ocasião. A declaração de cessão deverá ser transmitida ao comprador e à Câmara (uma 3ª versão deverá ser conservada pelo vendedor). Poderá dirigir-se à Câmara ou Freguesia do departamento de sua escolha, mas também transmitir tudo por via postal para o serviço de certificados de matrícula.

Visto que se separa do seu veículo, deverá informar a sua companhia de seguros! Uma carta recomendada com aviso de receção deverá informar a companhia de seguros sobre a data de venda do veículo. Assim, interromperá o pagamento do seu prémio de seguro e não será considerado responsável em caso de eventuais incidentes que se produzam com o novo proprietário. Os contratos são válidos até à meia-noite do dia da venda. Para não ter más surpresas, verifique que o comprador, por sua vez, subscreveu um seguro e não se esqueça de mencionar a hora da venda no certificado de matrícula barrado.

Se vender o seu veículo a um profissional, nomeadamente em caso de retoma para compra de outro veículo, novo ou de ocasião, estas formalidades serão simplificadas. É este o caso no centro da rede CITROËN Select que simplifica as transacções. O seu interlocutor orientá-lo-á para lhe solicitar os documentos necessários, com o objectivo de não esquecer nada.

ANITA PEREZ
ANITA PEREZ
Não se esqueça dos papéis aquando da compra do seu veículo de ocasião.