Avaliar o valor de um veículo de ocasião

citroën

Como o seu nome indica, um veículo de ocasião já não é novo. Já circulou e pode ter já conhecido vários proprietários. Quer o momento de entrada em circulação seja distante ou tenha apenas alguns anos, o veículo perdeu o valor inicial … E isto é uma boa notícia, porque está precisamente a procura de um veículo acessível!

O seu preço de venda pode ser avaliado de acordo com vários critérios: as características do veículo são importantes, mas os serviços associados podem também dar-lhe valor. Para o auxiliar a, fornecemos-lhe s principais elementos a levar em consideração para estimar um veículo de ocasião antes de iniciar o procedimento de compra!

 «A cota dos veículos de ocasião e o valor bruto de um veículo»

Para obter uma avaliação do valor de um veículo, são-lhe oferecidas várias soluções. Historicamente, a Cote Argus é a ferramenta de referência, mas a emergência de novos intervenientes, nomeadamente na web, permite realizar outras simulações. É o caso da ferramenta implementada pelos serviços centrais ou, ainda, a ferramenta de estimativa presente na página auto123.  Todos utilizam os mesmos critérios: a marca, o modelo, a data de primeira entrada em circulação e o estado do auto. Consoante o Argus Automobile, um veículo perde 22 % do seu valor em novo durante o primeiro ano, 19 % no segundo ano e, por fim,  16 % nos anos seguintes. Em suma, quanto mais antigo for, mais baixo é o seu preço. Sim, mas não é tudo.

Outros critérios permitem obter uma cota do veículo de ocasião de forma mais precisa: as opções, a relação quilometragem/idade ou, ainda, o seu carácter excepcional (veiculo de série limitado).

A maior parte das ferramentas da cota automóvel apenas fornecem uma visão global do valor de um veículo, mas é importante observar com ainda maior precisão, no seu conjunto, com as garantas e serviços associados (nomeadamente na página da rede CITROËN Select) para lhe dar uma ideia concreta antes de comprar. E sim, não é por o veículo ter apenas 2 anos que o seu proprietário tem esse cuidado!

«As garantias e serviços associados, vantagens que pesam na balança»

Compreendeu que o que forma o valor de um veículo não é apenas o próprio automóvel! E sim, as garantias e serviços associados podem, com efeito, ter impacto. É possível, para veículos de ocasião com baixa quilometragem e com 2 anos ou menos, dispor ainda da garantia do construtor de base. Melhor ainda, um veículo de ocasião poderá também ser vendido por um concessionário que proponha uma extensão de garantia, a aceitação dos procedimentos administrativos e uma retoma do seu antigo veículo … A ocasião de adquirir um veículo seguro, de alto rendimento… Com o espírito tranquilo! Assim, dirija-se à rede Citroën Select para evitar más surpresas.

VINCENT LEBRETON
VINCENT LEBRETON
Como efectuar uma estimativa correcta de um veículo de ocasião